As principais perguntas e respostas sobre a mamografia

A mamografia é um exame muito importante para a saúde, principalmente das mulheres. No entanto, existem diversas dúvidas sobre a sua realização.

Neste artigo, separamos as principais perguntas e respostas a respeito do procedimento.

Continue lendo e confira!

O que é a mamografia?

Trata-se de uma radiografia, ou seja, exame não invasivo feito por um equipamento de raio x chamado mamógrafo que, devido a sua alta precisão, é capaz de identificar lesões em estágios iniciais no tecido mamário, possibilitando diagnosticar o câncer de mama precocemente, o que aumenta em até 98% as chances de cura.

Anualmente, a campanha do Outubro Rosa busca conscientizar e informar a população sobre os benefícios de realizar o procedimento. Porém, ainda existem diversos mitos que afastam algumas mulheres de sua conscientização e, por consequência, prejudicam os cuidados com a própria saúde.

A seguir, esclarecemos algumas questões importantes especialmente para você!

Principais perguntas e respostas sobre a realização do exame

Mulheres de qualquer idade precisam fazer a mamografia?

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres a partir dos 55 anos de idade façam o exame anualmente, por se tratar de uma faixa etária de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

No entanto, o procedimento pode ser realizado por mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, desde que sejam seguidas as orientações e diretrizes do programa de rastreamento.

Não ter nenhum histórico familiar de câncer de mama significa que não é preciso realizar o exame?

O diagnóstico do câncer de mama na família é um ponto de atenção, principalmente se as pessoas acometidas forem mãe ou irmã. Porém, cerca de 85% das mulheres diagnosticadas com a doença não possuem nenhum histórico familiar, o que reforça a importância de realizar o rastreamento mamográfico anualmente ou a qualquer sinal percebido no autoexame.

A radiação emitida pelo mamógrafo é prejudicial à saúde?

O mamógrafo utiliza raios x para gerar as imagens da mama em quantidades muito pequenas, o que não gera nenhum risco à saúde da mulher, já que a exposição à radiação é mínima.

A mamografia causa dor?

Devido o mamógrafo comprimir a mama para extrair as imagens, algumas pacientes podem sentir mais ou menos dor do que as outras.

Vale destacar que o exame é rápido, ou seja, o desconforto tende a passar brevemente.

Para cuidar bem da sua saúde, entre em contato com a equipe especializada da Multicamp.

Aqui, você irá encontrar as melhores opções de planos de saúde do mercado de acordo com a sua necessidade.

Peça agora uma cotação!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias