Como a alimentação consciente traz benefícios para saúde

Nós sabemos a importância de adotar uma alimentação consciente para trazer inúmeros benefícios a nossa saúde. De acordo com o levantamento feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em apenas 3 anos, a porcentagem da população brasileira afetada pela insegurança alimentar moderada e aguda aumentou 13%. Em 2016, o número de pessoas que ingeriam menos calorias do que o necessário para uma vida saudável era de 37,5 milhões no Brasil, e saltou para 43,1 milhões em 2019.

Além disso, o que aumentou não foi somente o número de pessoas afetadas pela insegurança alimentar, mas também a falta de ingredientes necessários para uma alimentação consciente, uma vez que os alimentos saudáveis são, em média, cinco vezes mais caros do que alimentos industrializados.

A busca de uma alimentação consciente é fundamental na prevenção e tratamento de doenças. Pesquisas indicam dados preocupantes na relação entre má alimentação e mortes. Deixar de ingerir frutas, cereais e legumes pode estar por trás de inúmeras condições clínicas complicadas, como desnutrição, anemia e até mesmo o desenvolvimento de doenças crônicas. Alimentar-se mal também está relacionado ao aumento da obesidade, que traz consigo outros riscos para a saúde, como problemas cardiovasculares.

Como a Multicamp tem o propósito de proteger a saúde e o bem das pessoas de possíveis riscos que podem surgir ao longo de suas vidas, acreditamos que uma alimentação consciente engloba todo o cuidado e deve ser um hábito a ser criado para alcançar os benefícios que ela gera para saúde: controle de peso, aumento da produtividade para realizar as tarefas do dia a dia, melhora na memória e concentração, fortalecimento no sistema imunológico, controle de estresse, equilíbrio para as noites de sono e prevenção de várias doenças mais graves.

Como montar um prato consciente?

Baseado em uma alimentação consciente, montar um prato saudável nas principais refeições consiste em ter as proporções corretas dos alimentos para levar ao corpo todos os nutrientes e vitaminas necessárias. O ideal é no almoço e na janta dividir o seu prato da seguinte forma: 50% de legumes e vegetais, 25% de carboidratos (arroz integral, batata, mandioca, batata-doce ou mandioquinha) e 25% de proteínas (podendo ser de origem animal ou vegetal, como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja ou carnes magras).

Saber utilizar os benefícios de cada alimento ao seu favor é uma ótima saída para evitar doenças. Existe uma infinidade de propriedades nos alimentos que podem servir para diferentes ocasiões na nossa saúde, só devemos explorar mais as possibilidades que encontramos neles.

Aplicar hábitos saudáveis em nossa rotina e ter um plano de saúde para realização de exames de prevenção é a combinação ideal para manter o organismo em bom funcionamento. Conte com a Multicamp para assegurar sua vida!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias