Como fazer portabilidade em planos de saúde?

Como fazer portabilidade em planos de saúde?

Procura informações sobre portabilidade em planos de saúde? Primeiramente é importante que fiquem claros alguns conceitos, para que a sua escolha seja assertiva. Portanto, através deste artigo você irá conhecer um pouco mais sobre portabilidade dentro dos planos de saúde.

O significado de portabilidade

Durante o processo de escolha do seu plano de saúde ideal, existem algumas terminologias específicas que precisam ser compreendidas. Afinal, para que acerte em cheio é necessário que todas as informações fiquem claras. Portanto, a definição de portabilidade é a possibilidade de contratar outro plano de saúde, ou seja, um novo, enquanto o “antigo” ainda está vigorando. Em outras palavras, a portabilidade está presente em momentos de troca de um plano para outro, seja da mesma operadora ou não. Ao contratar um plano de saúde, alinhe com o profissional que está te orientando detalhes sobre essa condição. Se há portabilidade no seu plano, quanto dura e maiores detalhes à respeito.

Os principais requisitos para solicitar a portabilidade

Existem algumas condições e detalhes determinados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão responsável pela regularização das operadoras de saúde no Brasil.

– Primeiramente, é necessário que o seu plano tenha sido contratado depois do dia primeiro de janeiro de 1999.

– Você precisa já ter cumprido o prazo de carência do seu plano atual.

– Para fazer a portabilidade de plano de saúde pela primeira vez, é preciso que você tenha contratado o plano há mais de dois anos.

– Se o seu plano atual tiver sido enquadrado em regime de Cobertura Parcial Temporária (CPT), será preciso que você tenha permanecido com o plano por pelo menos três anos em vez de dois.

Em outras palavras, para fazer a portabilidade de plano de saúde nas próximas vezes, basta ter ficado com o plano pelo prazo de um ano. Caso surjam dúvidas, consulte o seu corretor.

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias