Consórcio ou financiamento: qual a melhor forma para adquirir bens?

Adquirir bens e patrimônios é algo que se encaixa nos planos de vida de qualquer indivíduo. Buscamos conquistar nosso carro, casa própria e alcançar nossos sonhos ao longo do tempo e conforme vamos adquirindo uma independência financeira. Mas uma dúvida muito comum antes de comprar o bem é se compensa mais realizar um consórcio ou financiamento>.

É fundamental o entendimento da diferença entre consórcio ou financiamento, pois faz toda a diferença na hora de administrar suas finanças. É possível escolher alternativas saudáveis para adquirir seus bens materiais sem descuidar do seu dinheiro.

Consórcio

O consórcio funciona baseado na união de pessoas que possuem os mesmos interesses de aquisição de bens ou serviços. Em consórcio ou financiamento existe uma mensalidade que é paga, mas no caso do consórcio é destinada para formar um tipo de poupança entre todos os integrantes durante o período de tempo estipulado na hora da contratação. Ao fim desse prazo, o indivíduo tem acesso ao valor investido para adquirir o bem desejado.

Os integrantes do grupo de consórcio fazem seus investimentos mensalmente e a cada 30 dias, um ou mais deles são contemplados até todos receberem a sua carta de crédito. O que diferencia um indivíduo a levar seu valor primeiro do que o outro pode ser realizado de duas maneiras: a primeira por sorteio e a segunda é o próprio integrante oferecer um lance maior que corresponde a um percentual do valor do bem desejado.

Ele é organizado por empresas como a Multicamp, que oferece uma gama de opções para o investimento, tudo sendo fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, que garante a segurança de suas transações. Existe a possibilidade de planejar diversos tipos de aquisição com o consórcio ou financiamento como: carro, moto, caminhão, casa, apartamento, prédio comercial, viagem e outros.

Financiamento

Como já dito anteriormente o consórcio ou financiamento é um valor que deve ser pago todo mês. O financiamento é realizado na hora da compra do bem, quando uma pessoa realiza a compra de um imóvel ou carro existe a possibilidade de financiar o seu pagamento, que são realizados por diversos bancos que pagam ao vendedor final a quantia total do bem e o comprador paga para o banco em parcelas.

Neste caso, o banco pede uma série de documentos para avaliar se o indivíduo tem condições financeiras para realizar o financiamento e é passado o valor máximo que o banco pode financiar em cada caso. Também o que diferencia são as condições de pagamento, como taxas de juros cobradas e reajustes ao longo dos anos.

Vantagens do consórcio ou financiamento

Já sabendo todas as definições de consórcio ou financiamento, podemos comparar os dois e decidir qual se encaixa melhor dependendo do momento de vida do indivíduo.

O consórcio ou financiamento possuem vantagens e desvantagens. Se você possui um tempo maior de planejamento para adquirir o seu bem, a melhor opção é fazer um consórcio, com ele é possível administrar de forma mais tranquila o seu dinheiro, investindo o valor que cabe no seu bolso e ainda sem juros. Agora, se o seu caso é adquirir um bem de forma mais rápida, o financiamento é a melhor aposta para comprar imediatamente e não ter que esperar para se mudar para um apartamento ou garantir a comodidade de um carro.

Conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre consórcio ou financiamento? Consulte a Multicamp para saber a melhor opção para você!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias