Doenças do calor: conheça os problemas e como podem ser evitadas

A temperatura tem aumentado gradativamente ao longo dos anos, sem contar com o ar seco e abafado que nos causa muito desconforto. Os dias de calor normalmente nos dão mais energia e fazem com que a procura por entretenimento e lazer seja maior, como piscina, praia, cachoeiras, atividades ao ar livre e outras. Mas, como acabamos realizando mais atividades e nos movimentando mais, devemos ter cuidados com a saúde para não perder nosso equilíbrio e não sofrer com as doenças do calor.

Cuidar da saúde é importante em qualquer estação, mas no calor é muito comum que algumas doenças do calor apareçam. Por isso, nosso cuidado deve ser redobrado focando em uma alimentação natural, na ingestão contínua de água e na prevenção da exposição ao sol nos horários mais quentes.

Conheça as doenças do calor

  • Desidratação

Como no calor transpiramos mais, é comum ter casos de desidratação, que é considerado uma doença do calor. Muitas pessoas só bebem água quando sentem sede, mas isso é totalmente errado. O consumo de água ideal para o nosso organismo varia de acordo com o peso, mas o recomendado é ingerir cerca de 2 litros de água por dia.

Os sintomas da desidratação são: mal-estar, fraqueza, ressecamento de mucosas dos olhos e da boca, aumento da irritabilidade e longos períodos sem urinar.

  • Insolação

Como falado anteriormente é bom evitar ficar exposto ao sol nos horários mais quentes do dia. A insolação é uma doença do calor que se dá por causa da exposição excessiva ao sol, ocorrendo o desequilíbrio da temperatura corporal.

Os sintomas da insolação são: batimentos cardíacos acelerados, desmaios, dificuldade para respirar, febre alta, fraqueza, mal-estar, queimaduras na pele, tonturas e vômitos.

  • Doenças de pele

O calor pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias, a doença do calor mais comum é a micose, que pode aparecer em diversas partes do corpo, normalmente nas mais quentes e úmidas.

Os principais sintomas da micose são ressecamento na pele, forte coceira e vermelhidão.

  • Problemas respiratórios

Com o ar seco, nossas mucosas ficam secas também, dessa forma é mais comum as infecções, crises de rinite, sinusite, asma e bronquite.

Para evitar ou amenizar esses sintomas, é preciso beber maior quantidade de líquidos, evitar exercícios intensos e manter os ambientes sempre arejados, banhos com temperatura mais baixa e o uso do umidificador pode ajudar muito também.

  • Inchaço

Como os vasos sanguíneos se dilatam mais em temperaturas altas, algumas partes do corpo podem inchar mais, por conta da má circulação sanguínea. Para evitar essa doença do calor e melhorar a circulação do sangue, é preciso fazer alguma atividade física, como pequenas caminhadas em locais públicos, em casa ou no trabalho.

O mais importante é sempre ter um plano de saúde em mãos para realizar consultas e exames de rotina para manter o corpo saudável e na ocorrência de alguma emergência, poder contar com atendimento de prontidão de qualidade.

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias