O que a cobertura do tratamento de obesidade engloba?

O que a cobertura do tratamento de obesidade engloba?

Você sabe o que cobertura de tratamento de obesidade engloba? Primeiramente, é importante entender do que realmente se trata esse problema de saúde. Através do Índice de Massa Corporal, (IMC) é possível observar qual é a condição de saúde de cada pessoa. Se dá por conta da relação entre o peso a sua altura, dessa forma, a partir desta relação é possível tomar decisões caso necessário. Bem como, tratamentos ou cirurgias. Neste artigo você irá descobrir o que a cobertura do tratamento de obesidade engloba.

O que de fato a cobertura de tratamento de obesidade engloba?

Muitas pessoas que possuem a doença desejam realizar cirurgias para que possam sanar o seu problema. Quando o assunto é sobrepeso, existem algumas opções disponíveis, bem como a restritiva, a gastroplastia vertical bandada, gastroplastia vertical sem derivação, gastroplastia vertical com banda e cirurgia de mason.

Esses procedimentos foram reconhecidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) como necessários de estarem presentes no rol de cobertura básica dos planos de saúde. Além desses, também está inclusa a retirada de excesso de pele, proveniente do excesso de peso. Não se trata de uma complicação apenas estética. Pois pode impossibilitar o indivíduo de se locomover, dependendo da gravidade do quadro.

Conciliar o tratamento com um bom profissional de nutrição

Geralmente o tratamento com um nutricionista não está incluso especificamente em casos de obesidade, mas pode ser conciliado juntamente. Afinal, o problema em questão gira em torno de uma complicação alimentar, gerada pelo excesso. Portanto, contar com um especialista da área torna o processo ainda mais assertivo. Reeducar a alimentação requer o acompanhamento de um técnico, pois só assim será possível que os resultados possam ser positivos e duradouros. Afinal, existem diversas dietas livres na internet, mas a grande maioria gera efeitos nocivos ao corpo, ou até mesmo o tão temido “rebote”.

Tratamento com medicamentos

No Brasil, são poucos os medicamentos disponíveis, reconhecidos pela ANVISA. Isso se dá por conta de composições químicas que são preocupantes, bem como um alto teor de laxativos. Esse componente é responsável por gerar a soltura do ventre, de forma exacerbada. Desta forma, o desequilíbrio do organismo ocorre. Principalmente por conta da desarmonia no intestino que é gerada por conta do consumo destes químicos.

Em vista desse contexto, os principais remédios que são autorizados são a Sibutramina (10 e 15mg) e o Liraglutida. Ambos só podem ser utilizados com prescrição médica. Entretanto, o consumo de fármacos em casos de obesidade divide opiniões. Existem profissionais que não concordam com o uso, devido aos efeitos colaterais, ou até mesmo por acreditarem que existem outras formas de redução de massa.

Através desse artigo, você conheceu os principais aspectos que o tratamento de obesidade deve abordar. Saúde é um direito de todos, e um assunto sério. Portanto, lide com a importância desse assunto da maneira correta. Conte com a equipe que promove as melhores soluções em saúde, junte-se à Multicamp!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias