O que significa carência de plano de saúde?

carência de plano de saúde

A carência de plano de saúde é uma cláusula no contrato do plano de saúde, que se trata de um período em que o contratante deverá aguardar para poder utilizar o seu benefício. Acerca desse assunto, existem algumas dúvidas que devem ser esclarecidas, a fim de a sua experiência possa ser positiva. Portanto, através deste artigo você irá conhecer os principais detalhes de se ter conhecimento, promovendo assim a melhor escolha.

Os prazos de carência de plano de saúde podem variar conforme o tipo de plano

Primeiramente é importante salientar que existem variações para determinados tipos de plano, e até mesmo operadoras. Entretanto, um fator que costuma comum na maioria das empresas diz respeito ao plano de saúde empresarial. Este em questão não possui carência, por motivos de abranger uma quantidade significativa de pessoas. Deve incluir no mínimo 30 participantes para que de fato haja a isenção de carência.

Em outros casos, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) definiu prazos:

– Prazo de 24 horas: Urgência, acidentes pessoais, risco imediato à vida, lesões irreparáveis ou complicações na gestação;

– Prazo de 3 dias úteis: Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial;

– Prazo de 7 dias úteis: Consultas básicas, como pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia; Consulta e procedimentos realizados com cirurgião-dentista;

– Prazo de 10 dias úteis: Consulta com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta; Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial; Atendimento em regime hospital-dia;

– Prazo de 14 dias úteis: Consulta nas demais especialidades;

Prazo de 21 dias úteis: PAC – Procedimentos de alta complexidade; Atendimento em regime de internação eletiva.

Para as consultas de retorno, existem outros prazos:

180 dias: Demais situações;

300 dias: Partos, menos de bebês prematuros;

24 meses: Doenças e lesões que o paciente já tinha antes de contratar o plano.

Como funciona a recontagem da carência

Para alguns tipos de planos, bem como o individual e familiar a recontagem da carência é proibida, para coberturas já estabelecidas no contrato anterior. Independente se o contexto for uma renovação de contrato ou até atraso de pagamento da mensalidade.

Costuma ocorrer em situações como:

Substituição de um plano por outro na mesma operadora, por vontade do beneficiário;

Transferência de plano para outra operadora devido à extinção ou liquidação da anterior.

Entretanto, não é considerado apropriado mediante as normas estabelecidas pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Detalhes que vale a pena ter conhecimento

Em casos em que, por exemplo, a mãe tem um plano de saúde em que o prazo de carência já foi transcorrido (10 meses), o bebê possui direito à assistência médica, no primeiro mês de vida.

O processo de inclusão dos filhos adotivos que sejam menores de 12 anos de idade, como dependentes, é realizado utilizando os prazos de carência já transcorridos dos responsáveis pela adoção. A cláusula à respeito de filhos adotivos está alinhada a guarda provisória, como consta no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Através desse artigo, você conheceu os principais pontos que devem ser levados em consideração acerca de carência no plano de saúde. Confie a sua saúde à empresa que descomplica os processos e principalmente, conta com excelentes operadoras. Conte com a Multicamp!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias