Outubro Rosa: conheça as especialidades para tratamento do câncer

O mês Outubro Rosa é um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de conscientizar a prevenção do câncer de mama. A data é incentivada no mundo inteiro e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, com esclarecimento de dúvidas, eventos, palestras, debates e materiais educativos sobre o tema e as especialidades do tratamento de câncer, o que contribui para a redução da mortalidade.

Prevenção com hábitos do dia a dia

A prevenção é a melhor forma de cuidar da nossa saúde, adotar hábitos saudáveis para o dia a dia faz total diferença para diminuir os riscos de desenvolver qualquer tipo de câncer. Os principais hábitos para prevenção do tratamento de câncer são: alimentação natural e balanceada, evitando o consumo de produtos industrializados, carnes embutidas, refrigerantes e açúcar em excesso; o ideal é buscar ingerir legumes, verduras, frutas, cereais integrais e grãos. A atividade física é muito importante também, pois ela é capaz de melhorar o funcionamento do organismo, aumentando nossa capacidade de resistência e regulando o nosso humor.

Além disso, é indispensável a realização de consultas e exames de rotina, através deles é possível detectar problemas que tratados com antecedência não se agravam, como por exemplo, a falta de vitaminas importantes para o funcionamento correto do organismo ou a necessidade de reposição de hormônios. Além disso, quando o diagnóstico do câncer é precoce, as chances de tratamentos de câncer aumentam.

Especialidades do tratamento de câncer

Existem algumas especialidades para tratamento de câncer, elas variam de acordo com o tipo de câncer ou o mais indicado para o caso do paciente.

Oncologia

A oncologia é a especialidade de tratamento de câncer que realiza estudos para a melhor indicação de tratamento ao paciente junto ao diagnóstico. Os principais tratamentos são: quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, mas os estudos estão cada vez mais avançados e evoluindo para descoberta de novos tipos de medicamentos.

Oncologia Cirúrgica

Para tratamento de patologias tumorais é indicado o tratamento cirúrgico, dessa forma é o tratamento de câncer que une a cirurgia com o uso de quimioterapias e radioterapias em conjunto.

Hematologia

É uma especialidade que estuda todos os componentes relacionados ao sangue, como os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. É uma especialidade de tratamento de câncer que ajuda no diagnóstico e tratamentos de linfomas, mieloma e leucemias.

Mastologia

Responsável pelo estudo das glândulas mamárias, então no caso do câncer de mama, é o especialista que estuda, previne, diagnostica e trata.

Ginecologia Oncológica

Essa especialidade é responsável pelas ações de diagnóstico e tratamento do útero, vagina e ovários.

Ter um plano de saúde faz total diferença para realizar a prevenção e tratamento de câncer, pois você tem a disponibilidade de todas as especialidades. A Multicamp te ajuda a escolher o >plano de saúde que combina com você!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias