Saúde mental: dicas de como controlar crise de ansiedade

A crise de ansiedade é um problema de saúde que tem se tornado comum nos tempos atuais, decorrente da rotina cada vez mais acelerada, cobranças excessivas em trabalho, relacionamentos, situações estressantes e diversos outros fatores.

A maioria das pessoas que enfrentam crise de ansiedade não conseguem identificar ao certo que realmente é um caso que necessita de acompanhamento de um profissional da saúde. Existe ainda um grande preconceito na sociedade em relação a problemas psíquicos que não são levados a sério e dessa forma, as pessoas não desabafam e sofrem sozinhas sem tratamento adequado.

É de fundamental importância dar atenção a nossa saúde mental e também saber auxiliar as pessoas que estão ao nosso redor. A crise de ansiedade é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de maneira intensa e descontrolada, sendo os principais: taquicardia, respiração irregular, medo, suor excessivo e tremores no corpo.

A maioria das pessoas que sofre por crise de ansiedade já possuem um histórico de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico e sem as ferramentas apropriadas para lidar com isso, o sofrimento de aprender a conviver com apreensão por grandes períodos de tempo é muito angustiante e atrapalham muito a vida real. Dessa forma, um plano de saúde pode auxiliar na descoberta recente do problema, junto com a indicação do melhor tratamento.

Para fazer em casa, trouxemos algumas dicas de como controlar a crise de ansiedade:

Treine a respiração

A respiração é um forte aliado na hora de acalmar nosso corpo e mente durante uma crise de ansiedade. Começar a prestar atenção na respiração e diminuir o seu ritmo faz com que o cérebro tenha mais oxigênio e aumente a concentração.

Quando notar que uma crise de ansiedade se aproxima, segure a respiração, coloque uma mão sobre a barriga e a outra sobre o peito e comece a respirar devagar, utilizando o diafragma. Inspire pelo nariz, segure a respiração por três segundos e expire pela boca lentamente. Você deve sentir o abdômen subindo e descendo. Mantenha esse ritmo de respiração até sentir relaxamento muscular e clareza de pensamento.

Desvie a atenção dos sintomas

Tente pensar em coisas boas e atividades prazerosas. Pensar exageradamente nos sintomas que está sentindo durante uma crise de ansiedade só vai piorar, por isso use o poder da mente para cultivar pensamentos bons e atraí-los para realidade, fazendo com que a tranquilidade volte a estar presente.

Meditação guiada

Uma outra maneira de auxiliar na tranquilidade durante uma crise de ansiedade é praticar a meditação guiada. Com ela, você pode se imaginar em lugares que gosta, como a natureza, praia, perto de alguém que ama e tudo que o poder de visualização da mente permitir. Fazendo com que sua respiração volte ao normal e os sintomas desapareçam mais rapidamente.

A Multicamp tem a melhor consultoria em planos de saúde, dessa forma você pode cuidar de sua saúde mental com um plano que cabe no seu bolso e traga benefícios para ter qualidade de vida. Nós te ajudamos!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias