Como fazer a troca de plano de saúde em 2 passos

Troca de plano de saúde

O ato de realizar a troca do plano de saúde possui alguns segredos que são válidos de serem compartilhados. Afinal, o convênio médico é o tipo de serviço que tem como principal objetivo aumentar a sua qualidade de vida. Portanto, é importante que você tenha conhecimento de algumas informações que poderão contribuir positivamente no seu processo de troca. Nesse artigo, você encontrará dicas para que a sua experiência possa ser muito satisfatória.

Ponderar os motivos pelos quais deseja efetuar a troca

Contar com um plano de saúde é sinônimo de tranquilidade e despreocupação, principalmente em momentos de emergência, pois você deve ter a certeza de que está confiando sua vida em ótimos profissionais. Se trata não de um gasto, mas sim um investimento, ainda mais quando a sua família está inclusa. Caso não esteja satisfeito com algum detalhe, seja ele com relação ao valor, rede credenciada ou até mesmo serviços que o seu plano não cobre, está na hora de realizar a troca. De maneira simples, você pode chegar à uma nova escolha que será mais adequada para você. Primeiramente, pegue uma folha e faça uma tabela em que do lado esquerdo você elegerá as suas prioridades. Do lado direito, liste o seu orçamento e quem irá participar do seu convênio médico. Desta forma, o seu perfil enquanto consumidor fica muito mais perceptível e consequentemente, sua escolha será muito mais assertiva.

A troca de plano de saúde pode incidir em cumprimento de carência

Primeiramente, saiba que a carência significa o intervalo de tempo em que o beneficiário deverá aguardar até que possa de fato fazer uso de seu convênio médico. Esse tempo pode variar dependendo do seu tipo de plano e até mesmo da operadora que escolheu. Ao realizar a troca de plano de saúde, você poderá ter que cumprir um novo período de carência, devido às normas das empresas de saúde. Para que esse tipo de situação não lhe ocorra, a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, divulgou alguns passos. Dentre eles, o principal é a portabilidade de carências. Permite que a troca dos planos que sejam individuais, familiares ou coletivos por adesão que tenham sido contratados a partir de 02/01/1999 possam ocorrer sem a necessidade de cumprir carência. Além desta medida, você pode optar por essas outras:

  • Portabilidade Extraordinária
  • Portabilidade Especial
  • Migração
  • Adaptação
  • Ingressar em um plano coletivo empresarial
  • Ingressar em um plano coletivo por adesão

Para que saiba mais detalhes sobre cada uma dessas condições, informe-se com um profissional adequado que poderá sanar todas as suas dúvidas e esclarecer informações específicas.

Através desse artigo, você pode aprender sobre como realizar a troca de plano de saúde sem que cumpra carência. Como se trata de informações específicas, é importante que você realize essa mudança acompanhado de especialistas que irão te instruir do começo ao fim. Na Multicamp, você encontra corretores aptos para lhe auxiliar, além de poder realizar suas cotações online, sem qualquer compromisso de adesão. Conte com a Multicamp.

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias