Vale a pena fazer plano de saúde?

Vale-a-pena-fazer-plano-de-saude-1024x330

A saúde é o bem mais precioso de qualquer pessoa. Contudo, mantê-la em dia pode ser um desafio, já que, estamos sujeitos a imprevistos como acidentes, doenças, fraturas e até problemas por conta da predisposição genética o tempo todo.

Se por um lado o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é mais econômico, por outro, a precariedade do sistema ainda deixa muitos em dúvida entre optar pelo atendimento público ou escolher a alternativa mais popular atualmente: os planos de saúde.

Mas afinal, vale a pena contratar um plano de saúde? Descubra!

Investir em plano de saúde ou poupar o dinheiro para emergências?

Quem está se perguntando se faz um plano de saúde ou adere ao SUS e guarda o dinheiro para emergências médicas em uma poupança deve tomar cuidado. Mesmo que a pessoa seja rigorosa ao poupar uma quantia mensalmente com esse objetivo, o risco de se arrepender é grande.

Isso porque pagar procedimentos médicos de forma particular pode sair muito caro! Uma simples consulta, o primeiro contato médico para qualquer tratamento, não sai por menos R$ 150. Acrescentando exames e radiografias, a conta fica muito mais alta.

E, se você precisar de uma internação de emergência, o valor poupado por meses pode ser gasto em questão de dias e até mesmo resultar em uma dívida difícil de sanar.

Assim, uma vez que problemas de saúde são imprevisíveis, optar por não se assegurar nessa questão pode trazer muito prejuízo, no final das contas.

Tipos de plano de saúde

Atualmente existem diversos tipos de plano de saúde, para todos os bolsos e necessidades. Se a dúvida sobre a contratação está relacionada ao custo do serviço, vale a pena pesquisar os tipos de planos e operadoras disponíveis. Além de enquadrarem nas categorias total ou participativo (neste último o paciente paga parte do valor do tratamento, o que reduz a mensalidade), os convênios médicos dividem-se entre:

  • Plano ambulatorial: este é o plano básico e, portanto, mais econômico. A cobertura abrange consultas, procedimentos ambulatoriais, internação, cirurgias e diversos tratamentos. As regras de cobertura, contudo, variam conforme a operadora.
  • Plano hospitalar: oferece, além da cobertura básica, internação hospitalar em quarto comum ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cobertura abrange, ainda, custos com médicos e enfermeiros durante a internação.
  • Plano hospitalar com obstetrícia: além da cobertura do plano hospitalar, disponibiliza procedimentos de pré-natal, parto, e assistência ao recém-nascido.
  • Plano de referência: possui a cobertura mais completa, por isso demanda maior investimento. Sua cobertura abrange consultas, exames, tratamentos, cirurgias e transplantes.
  • Contar com uma corretora pode fazer toda a diferença no processo de solicitar orçamento dos planos de saúde, já que a empresa reúne uma série de cotações que se adequam exatamente ao que você procura em um convênio médico.

    Qualidade do atendimento médico

    Outro ponto a se considerar, na hora de avaliar se você precisa de um plano de saúde, é a qualidade do atendimento médico. Infelizmente a saúde pública não tem níveis de excelência na maior parte do país, e leva-se meses (ou até anos) para conseguir consultas com especialistas, exames, tratamentos e cirurgias.

    Dessa forma, há casos em que doenças que precisam ser diagnosticadas logo no início, evoluem até um ponto em que o tratamento já se torna complexo ou ineficaz.

    Ao contar com um plano de saúde, a segurança de ser atendido em clínicas, consultórios e hospitais de qualidade e com infraestrutura completa é um grande ponto positivo. Afinal, prevenir, ou fazer o tratamento logo no começo, é muito mais fácil.

    Em suma, contar com um plano de saúde não é dedicar parte do orçamento a um luxo, mas, sim, garantir que a família tenha uma necessidade básica atendida, sempre que for necessário.

    Quer saber quais são os planos de saúde para pessoa física que se encaixam no seu orçamento e necessidade? Fale com um corretor de plano de saúde da Multicamp!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias