A importância de cuidar da saúde mental

O mês de setembro é, anualmente, dedicado para campanhas que incentivam cuidados com a saúde mental e reforçam a importância de procurar ajuda especializada para o tratamento de doenças psicológicas e transtornos mentais que, todos os dias, fazem diversas vítimas ao redor do mundo.

De acordo com o Relatório Mundial da Saúde Mental de 2022, realizado pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 129 milhões de pessoas em todo o globo desenvolveram depressão ou ansiedade no período de um ano.

Com essa crescente, o trabalho dos profissionais da psicologia e da psiquiatria é cada vez mais exigido e relevante para a retomada do bem-estar e da qualidade de vida.

Neste artigo você confere a importância de cuidar da saúde mental e 3 dicas que fazem toda a diferença no seu dia a dia. Continue lendo!

A saúde mental

A OMS define o termo como um estado de completo bem-estar físico, mental e social em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades para lidar com situações estressantes no dia a dia e também desenvolve a produtividade no trabalho e contribui com a comunidade.

Importância de uma rotina de cuidados e dicas para o dia a dia

O bem-estar físico, o bom funcionamento das capacidades cerebrais e a manutenção da tranquilidade, da produtividade e da atenção. Tudo isso está diretamente relacionado com a saúde mental.

Sofrer com algum tipo de desequilíbrio pode ter como consequências  o desenvolvimento do transtorno de ansiedade e da depressão. Para evitar que isso aconteça, é importante se manter atento aos sinais de que algo está errado e procurar por profissionais especializados e qualificados, que te auxiliarão durante o período de tratamento.

Além disso, também é preciso rever hábitos e comportamentos que prejudicam a sua saúde mental, como:

  • Consuma alimentos nutritivos que favoreçam a mente e as funções cerebrais;
  • Durma bem e com qualidade. A higiene do sono é uma excelente aliada para uma noite bem dormida;
  • Faça exercícios físicos regularmente para movimentar o corpo;
  • Realize atividades que desenvolvam e fortaleçam a mente e que proporcionem momentos de autocuidado;
  • Tenha períodos de descanso e de lazer para desacelerar e se desligar da rotina corrida.

Para cuidar bem da sua saúde, entre em contato com a equipe especializada da Multicamp.

Aqui, você irá encontrar as melhores opções de planos de saúde do mercado de acordo com a sua necessidade.

Peça agora uma cotação!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias