Cuidados para uma vida saudável na terceira idade

Ao longo dos anos o corpo e mente passam por diversas transformações naturais do processo da vida, é fato que ocorre alterações fisiológicas e anatômicas que acabam refletindo na nutrição e saúde. Mas não são por conta desses acontecimentos que não se pode viver uma vida saudável na terceira idade.

A expectativa de vida dos brasileiros só aumenta e a evolução da terceira idade em cuidar mais da saúde e adotar hábitos pela qualidade de vida é um fato. Com isso é possível enxergar como as pessoas estão realmente mudando suas atitudes e transformando cada vez mais suas vidas para melhor.

Com o avanço da tecnologia e dos estudos, a descoberta por novas formas para cuidar da saúde com os planos de saúde aumenta. Equipamentos modernos que identificam problemas precocemente para o tratamento rápido e diversas soluções que a medicina tem proporcionado, aliado aos cuidados simples do dia a dia são capazes de aumentar a longevidade na terceira idade.

Exercite a mente

Como na terceira idade o ritmo das tarefas diárias acaba diminuindo, é comum que o idoso se sinta ocioso e muitas vezes triste. Ocupar a mente é uma ótima forma para trabalhar o cérebro, mantendo sua renovação ativa e evitando o Alzheimer.

Descubra um novo hobbie para praticar, leia e assista filmes, séries e documentários, além dos clássicos jogos que exercitam a memória na terceira idade.

Exercite o corpo

A prática regular de exercícios físicos é capaz de fortalecer os músculos, melhorar o movimento das articulações, trabalhar o ritmo cardíaco e exercitar o pulmão. Sem contar que é também uma forma de cuidar da mente, já que a serotonina, que é liberada no corpo durante a prática, é responsável por regular o sono, melhorar o humor, e as funções intelectuais na terceira idade.

Nutrição e sono equilibrados

Esses são os fatores indispensáveis para quem quer ter uma vida saudável, inclusive na terceira idade.

Uma dieta rica em nutrientes, com alimentos naturais e baixa gordura é o ideal para qualquer idade: verduras, legumes, cereais integrais, grãos, proteína e baixa quantidade de sal e açúcar. A ingestão de em torno de 2 litros de água por dia também é fundamental, já que é necessário regular as funções do organismo e ter hidratação constante.

Para uma vida equilibrada e com energia é recomendado em média de 7 a 8 horas de sono por dia.

Acompanhamento médico

Consultas médicas e exames de rotina são mais comuns na terceira idade, para isso é importante ter um plano de saúde que cubra todos os gastos e tenha um atendimento de excelência para dar todo suporte e garantir uma qualidade de vida ótima.

Consulte o melhor plano de saúde para você!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias