Saiba quais são os perigos da automedicação

Sabemos que os remédios foram criados com base em muito estudo, para aliviar um sintoma ou ajudar na cura de alguma condição médica, e são extremamente eficazes quando receitados por médicos especializados. Mas com o avanço dos conteúdos disponíveis na internet, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre os sintomas e se automedicar, prática não recomendada, já que os perigos da automedicação são diversos.

Os remédios mais utilizados na automedicação, no Brasil, estão relacionados com problemas de saúde que não costumam ter tratamentos muito longos, como dor de cabeça, gripe e alergias. Isso ocorre também porque estes tipos de medicamentos são facilmente encontrados e comprados em farmácia, sem a necessidade de receita médica. Muitas vezes essas atitudes são tomadas sem pensar muito nos perigos da automedicação.

Listamos alguns perigos da automedicação: fique ligado!

Todo tipo de remédio possui efeitos colaterais e, quando ingerido de forma incorreta, pode causar malefícios ao organismo. Confira os perigos da automedicação.

Intoxicação – usar doses inadequadas de remédios pode causar diversos impactos na saúde, desde a ineficácia do tratamento, até a overdose da substância no organismo, que leva a intoxicação.

Alívio dos sintomas que mascara o diagnóstico correto da doença – usar remédios para aliviar imediatamente dor e mal-estar pode esconder a real causa daqueles sintomas. Dessa forma, a doença não é tratada corretamente e pode se agravar.

Reação alérgica – ingerir medicamentos que não foram prescritos por um profissional da saúde pode causar reações não esperadas no organismo.

Resistência ao medicamento – o uso indiscriminado de um remédio pode facilitar o aumento da resistência dos microrganismos àquela substância. No caso dos antibióticos, por exemplo, pode prejudicar a eficácia de tratamentos em infecções futuras.

Como visto, os perigos da automedicação são muitos. Procure sempre um médico quando sentir algum desconforto ou sintoma. A Multicamp te auxilia na escolha do melhor plano de saúde para as suas necessidades.

Fonte: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/os-riscos-da-automedicacao

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias