Exercícios para terceira idade: mantendo corpo e mente ativos

Envelhecer faz parte do processo natural da vida e não devemos encarar essa etapa como um empecilho para se viver bem, apenas devemos ter uma preocupação maior em se realizar acompanhamento médico constante. Ao longo dos anos, ocorrem alterações fisiológicas e anatômicas em nosso corpo que acabam refletindo na nutrição e saúde, mas existem hábitos que devemos adotar para que nosso envelhecimento aconteça de forma saudável, um deles é a prática de exercícios para terceira idade.

Atualmente, podemos observar o quanto a longevidade vem aumentando e como as pessoas têm buscado um acompanhamento contínuo de sua saúde, além da preocupação de se adotar hábitos como uma alimentação consciente e a prática de atividades saudáveis no dia a dia, como os exercícios para terceira idade, tem melhorado a qualidade de vida. Mais pessoas estão se conscientizando, transformando suas vidas e influenciando o envelhecimento saudável.

Os exercícios para terceira idade são fundamentais para movimentar o corpo e manter o bom funcionamento dos músculos, articulações, ritmo cardíaco e também por liberar serotonina, regula o humor, sono e ajuda no trabalho da mente, sempre a mantendo ativa.

Confira os melhores exercícios para terceira idade

Caminhada

Comece realizando trajetos mais curtos e vá aumentando aos poucos a distância, o recomendado é realizar de 30 a 60 minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana. Não esqueça de realizar alongamentos antes de começar e ao final da atividade para evitar lesões. Utilize roupas confortáveis e um tênis com amortecimento.

Musculação

A musculação também é um ótimo exercício para terceira idade, pois trabalha todo o corpo, fortalecendo os músculos, melhorando a postura e deixando os ossos mais fortes, evitando o seu desgaste natural.

Hidroginástica

Um dos exercícios para terceira idade mais clássico é a hidroginástica. Ela também trabalha o corpo todo e a água é capaz de auxiliar no relaxamento das articulações, aliviando dores, desenvolvendo força, resistência para o corpo e trabalhando o ritmo cardíaco.

Pilates

O pilates é uma atividade que tem sido muito procurada nos últimos tempos. Ele ajuda a estimular a circulação sanguínea, aumenta a flexibilidade e força, favorecendo a coordenação dos movimentos, uma ótima prática para desenvolver a coordenação motora dos idosos. Com a prática e atenção focada na respiração também alivia o estresse. Sendo um exercício recomendado para trabalhar a mente e o corpo.

Alongamentos

Alongamentos sempre são bem-vindos e podem ser feitos a qualquer momento do dia, tornando-se parte da rotina. Os exercícios de alongamento ajudam a diminuir a rigidez das articulações e músculos, favorecendo a realização das atividades diárias. Separe 15 minutos do dia e alongue-se!

Sabemos da importância dos exercícios para terceira idade e todas as práticas para ter uma vida mais saudável, por isso tenha um bom plano de saúde.

Ter um plano de saúde que atenda às suas necessidades faz toda a diferença para envelhecer de forma saudável. A Multicamp te ajuda a escolher o melhor!

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias